Paraíba

AESA revela que queda no nível devido a manutenção fez Boqueirão não acumular



O presidente Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Fernandes, comentou nesta segunda-feira (20), que o açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) está ‘mais ou menos’ estabilizado e explicou que houve uma diminuição na vazão, devido a uma manutenção no serviço.

Além disso, houve o questionamento a respeito do Rio São Francisco, que também sofre com a seca e a barragem de Sobradinho em Pernambuco – e é a última antes das águas chegarem à Paraíba – estaria com apenas 2% da capacidade.

“Boqueirão está mais ou menos estabilizada. Essa semana, houve uma diminuição devido a manutenção no serviço e isso dá uma queda na água, mas tão logo terma volta a subir”, disse João Fernandes destacando o trabalho de fiscalização que vem sendo feito pela Aesa.

Fernandes se disse tranquilo em relação a estiagem nos outros açudes afirmando que as águas que vem para a Paraíba saem de Itaparica que hoje tem 7 bilhões de m³ (63% da capacidade). “É mais água do que o que precisamos para o consumo humano, em Itaparica temos uma retirada de 9 m³/segundo e está passando 580 m³/s. Tem água demais, mas não tem para gerar energia porque as turbinas consomem mais”, tranquilizou.

Band News Manaíra.



Redação

Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!
Botão Voltar ao topo