Fonte: Ascom

volume do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, subiu 0,03% na última semana, segundo informou a Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa) nesta segunda-feira (12). Em metros cúbicos (m³), o açude que abastece Campina Grande e Região Metropolitana, pulou de 42,48 mil m³, na terça-feira (6) para quase 42,64 mil m³, nesta terça (12).Açude de Boqueirão, na PB, recebeu mais 20 milhões de litros de água em 72 horas. (Foto: Felipe Valentim/TV Paraíba/Arquivo)

Apesar do aumento, a Aesa não registrou chuvas em Boqueirão no último mês. Em um ano, até esta terça (12), a agência registrou apenas 27,9 mm de chuvas na cidade. Por outro lado, a 56 km dali, a Defesa Civil de Campina Grande registrou mais de 76 mm de chuva em apenas 2 horas, na sexta-feira (9). Vários trechos da cidade ficaram alagadas, carros e motos foram arrastados, pessoas tiradas de casa e houve desabamentos.

Desde a sexta, após as chuvas na Região Metropolitana de Campina Grande, o reservatório de Boqueirão subiu cerca de 140 mil m³ de água. A capacidade total do açude, segundo a Aesa, é de 411.686.287 m³ – cada metro cúbico equivale a mil litros de água.

Volume do açude variou na última semana após fortes chuvas na região de Campina Grande

Na ocasião da chuva intensa, o coordenador da Defesa Civil campinense, Ruiter Sansão, ainda emitiu um alerta para Monteiro, sobre o risco de afogamentos “por conta do aumento do volume das águas, tanto da transposição, quanto de chuvas na região”.

Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!