Economia

Cagepa propõe reajuste de 2,9% para conta de água



A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) apresentou nesta quinta-feira (18) a proposta de aumentar a tarifa de água em 2,9% neste ano. A proposta foi apresentada durante audiência pública realizada na Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB). Caso aprovado, o reajuste passa a valer após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). A avaliação do reajuste pela ARPB leva em média 30 dias.

De acordo com o assessor de Gestão e Planejamento da Cagepa, Ricardo Benevides, um dos fatores que levaram os técnicos a proporem o reajuste de 2,9% foi a queda no volume faturado da empresa. “Normalmente, ele oscila mês a mês, mas o gráfico apresentou queda. No entanto, a partir de setembro, houve inversão, ou seja, começou a subir. Isso decorreu das águas do São Francisco, quando Campina Grande saiu do racionamento e outras cidades tiveram chuvas. Além disso, a previsão desse ano é de termos chuvas e sairmos do período de extrema seca. Então, projetamos um crescimento médio de 3,78% no volume da receita”, explicou.

Além disso, Benevides afirmou que em 2017 houve controle com os gastos da companhia e a despesa prevista para este ano cresceu pouco em relação ao ano anterior. “Esses dois fatores, quando fizemos o cálculo, acabaram contribuindo para o percentual de 2,9%. Embora seja semelhante à inflação, são cálculos diferentes e, portanto, não têm nada a ver”, frisou. Em 2017, o reajuste da tarifa de água foi de 12,38%, passando a valer em fevereiro daquele ano, ficando o consumo mínimo de 10m³ em R$ 36,83.

 Jornal Correio da Paraíba



Redação

Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!
Botão Voltar ao topo