Brasil

Chuvas alegram paraibanos e fazem açudes transbordar no sertão



Com as chuvas do final de semana, vários açudes transbordaram e o açude Epitácio Pessoa, o Boqueirão teve o volume aumentado, ampliando a margem de segurança hídrica. Apesar das ocorrências do Cariri e Agreste, o sertão foi uma das regiões mais beneficiadas e que registraram maior número de pequenas barragens sangrando. Em Triunfo, a principal barragem sangrou após seis anos sem conseguir atingir a capacidade máximo.

Construída em 1933, com capacidade máxima de 13 milhões de metros cúbicos de água, a Barragem de Pilões localizado na Vila de Pilões, zona rural do município de Triunfo, na região de Cajazeiras, o manancial atrai visitantes de várias cidades e movimenta o comércio local.

Em 2017, quando a barragem chegou a acumular pouco mais de três milhões e oitocentos mil m³, o que representa 29,5% da sua capacidade total, o agricultor Antônio Severino de Lima demonstrou preocupação com rachaduras existente na parede do reservatório, que é de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Conta a Seca (DNOCS).

No açude do Boqueirão, o DNOCS informou que nesta segunda-feira (23), o açude está com 132.307.702 metros cúbicos, correspondente a 32.1%. O aumento de lâmina foi de três centímetros.



Redação

Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!
Botão Voltar ao topo