Economia

Mundo pode estar à beira de uma crise de endividamento, diz Haddad

CNN BRASIL

O mundo pode estar à beira de uma crise de endividamento público dos países, disse nesta quarta-feira o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após expansão fiscal “sem precedentes” com o objetivo de mitigar efeitos da pandemia de Covid-19.

“Podemos estar à beira de uma nova crise de dívida, com vários países comprometendo partes muito significativas dos seus orçamentos com o serviço da dívida”, disse.

 

 

Falando em evento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, em Washington, Haddad afirmou que o G20 está trabalhando para lidar com o tema. Segundo ele, países africanos vão liderar um debate em junho em busca de soluções.

Ele voltou a defender o fortalecimento de bancos multilaterais e a taxação de super ricos para ampliar espaço fiscal nos países.

Taxação dos super-ricos

Em entrevista a jornalistas após o evento, o ministro também disse que uma proposta para a taxação de super-ricos está ganhando força global e defendeu que esse tipo de medida pode ajudar na construção de um futuro melhor comum em meio a problemas geopolíticos.

Haddad afirmou que autoridades discutirão mais tarde, em jantar do G20, como elevar fundos através de taxação de super-ricos e como investir recursos, lidando com transição climática e pobreza.

O mandatário da fazenda também disse que a implementação da medida é forma de financiar políticas públicas contra fome e desigualdade. Ele adicionou que o mundo enfrenta desafios econômicos importantes e, se nada for feito, “fome em massa voltará com força”

 




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support