Paraíba

Paraíba aplica mais de 68,7 mil doses no “Dia D contra a Influenza e Multivacinação”

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, realizou, neste sábado (13), o “Dia D de Vacinação contra Influenza (gripe) e multivacinação” em todo estado.

Pelos dados parciais dos municípios, foram aplicadas, no total, 68.718 doses da vacina, sendo 47.387 para influenza; 13.987 para vacina de rotina; 5.669 para Covid-19 e 1.675 para dengue.

A abertura oficial aconteceu pela manhã em João Pessoa, no Mercado Público de Mangabeira, e em Campina Grande, na Praça Joana D’arc, no mesmo horário.

O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, que fez a abertura em Campina Grande, agradeceu a todos os trabalhadores de saúde envolvidos no Dia D e à população que atendeu ao chamamento; e lembra que a vacina da gripe e as outras do calendário vacinal continuam sendo disponibilizadas nos 223 municípios paraibanos, chamando a atenção para a Influenza.

“O cenário da transmissão está elevado e a gente só consegue fazer o controle com a vacina para combater o vírus que passa de pessoa a pessoa. Por isso, é importante que a população que ainda não se vacinou procure o posto de saúde do seu município”, disse.

Durante a abertura do evento, na capital, a secretária executiva de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, fez um alerta para a população quanto aos grupos prioritários para a vacina da Influenza.

“Toda a população que forma o grupo prioritário deve se vacinar, mas lembramos que, dentro desse grupo, os idosos, as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas são as pessoas com maior vulnerabilidade para hospitalização e agravamento da doença que pode levar a óbito”, pontuou.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, falou da importância da parceria com o Governo do Estado.

“O Dia D é uma medida preventiva que faz com que o serviço de saúde cumpra o seu papel e possa trazer um melhor atendimento e uma melhor qualidade de saúde para a população. Na Paraíba, em especial na capital, temos algo que é fundamental – a parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de João Pessoa, divulgando, chamando, convocando as pessoas para participarem”, falou.

Quanto à vacinação da influenza, a Paraíba está com cobertura de 18,73%, permanecendo na terceira colocação do país, sendo o Rio Grande do Sul, em primeiro, com 20,77%; e o Ceará, em segundo lugar, com 20,23%. A meta é vacinar pelo menos 90% do público-alvo.

A técnica de enfermagem Diana Matias, que mora perto do Mercado Público de Mangabeira, onde teve a ação, aproveitou para vacinar a família toda. Ela e os filhos gêmeos, de quatro anos, Miguel Micael e Matias Micael, tomaram a vacina da gripe. Já a outra filha, Rana Lavínia, de nove anos, tomou a vacina contra HPV.

“Todo sábado eu faço compras nesse mercado, mas a feira de hoje foi diferente: de saúde. Foi muito bom ter num espaço só vários serviços, ao mesmo tempo, facilitando a vida de quem não tem tempo durante a semana,”, disse.

Serviços 

Além da vacinação, foram disponibilizados, no Mercado de Mangabeira, diversos serviços, como verificação da pressão arterial; inspeção em busca de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e orientação junto aos feirantes e população transeuntes pelos agentes de Entomologia da Vigilância Ambiental, da SES; teste rápido de ISTs/Aids com a equipe do Complexo Hospitalar Clementino Fraga e a nova Unidade Móvel de Coleta do Hemocentro, com cadastro de doadores de medula óssea e doação de sangue.

Neste Dia D, os municípios que mais vacinaram para todas as vacinas (influenza e as demais), foram: João Pessoa (5.885 doses); Campina Grande (5.009 doses); Patos (3.036 doses); Sousa (2.718 doses) e Sapé (2.230 doses).

Influenza 

O público-alvo da Campanha de Vacinação contra Influenza é formado por: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhador da saúde; gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Paraíba Online



Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support