Passado colonial da Paraíba será desvendado em escavação arqueológica

 

Considerada como a segunda construção colonial da Paraíba, o Mirante do Atalaia está localizado na comunidade de Forte Velho, Distrito de Livramento, em Santa Rita, sua construção remonta fins do século XVI e o lugar servia inicialmente de observatório para a defesa da região de entorno do estuário entre os rios Paraíba, Sanhauá e o mar.
Este reduto militar será escavado arqueologicamente em atividade coordenada pelo Prof. Dr. Juvandi de Souza Santos com apoio da Universidade Estadual da Paraíba através do seu Laboratório de Arqueologia e Paleontologia – LABAP. A escavação terá início na próxima segunda-feira (18 de junho) e será aberta ao público para visitação.
Com a escavação, o Prof. Juvandi acredita que serão lançadas novas luzes para a história colonial da Paraíba, pois será a primeira escavação em um reduto militar colonial no Estado e este processo de colonização na Paraíba foi altamente militarizado e é pouco conhecido. Essa atividade (que teve origem em um pós-doutoramento do Professor Juvandi Santos, pela Universidade de Coimbra – Portugal), sendo o seu terceiro estágio Pós-Doutoral, poderá ser o início de uma série de escavações neste tipo de sítio arqueológico histórico, já que em terras paraibanas foram construídos mais de sessenta redutos militares no período colonial, sejam eles temporários ou permanentes.
O Mirante do Atalaia teve vários usos durante os últimos séculos. É sabido por pessoas longevas da região que esta construção que já teve uso militar, há algumas décadas foi utilizado também como oratório, lugar de culto em que devotos iam com suas promessas.
A denominação de Forte Velho é antiquíssima e remonta a construção do Forte de São Felipe e São Tiago, outro reduto militar que visava a defesa do estuário do rio Paraíba, perto de onde o Mirante da Atalaia foi construído tempos depois. Hoje o Forte não mais existe, mas o topônimo permanece denominando o povoado.

A Escavação no Mirante do Atalaia:
Quando: De segunda a quarta-feira (18 a 20 de junho de 2018);
Onde: Comunidade Forte Velho, Distrito de Livramento, Santa Rita-PB;
Acesso: BR 101(Norte) – PB 011 (Via do Turismo) – (Entrada paraBebelândia).
Distância: De Santa Rita: 31 Km (Centro); de João Pessoa 43 Km; de Campina Grande 143 km.
Contato para marcar visitas: Prof. Juvandi Santos: (83) 9 9983.8198. Prof. Thonas Bruno (83) 9 99426247

ascom

Load More Related Articles
Comments are closed.