Política

Janja diz ser articuladora no governo e ter autonomia de Lula

CNN BRASIL

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, disse que seu papel no governo federal é de “articuladora” e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lhe dá “total autonomia” para exercer sua função. A socióloga concedeu uma entrevista à BBC.

“Desde a campanha, disse que queria remodelar este papel de primeira-dama – a esposa que organiza chás de caridade e visita instituições filantrópicas, esse não é o meu perfil”, disse ela.

“O meu é o papel de articulador, de quem fala sobre políticas públicas. Podemos estar em espaços diferentes e conversar com públicos diferentes quando necessário”, declarou.

Segundo ela, trata-se de sair da caixa que as primeiras-damas sempre são encaixadas.

Janja marca presença nas atividades de Lula desde a época da pré-campanha em 2021. Depois que o petista foi eleito, a socióloga passou a acompanhá-lo nas viagens e a substituí-lo em situações pontuais.

Em setembro de 2023, por exemplo, quando o presidente se recuperava de uma cirurgia de prótese no quadril, Janja visitou o Rio Grande do Sul para acompanhar a situação da população afetada pelas chuvas.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support