Economia

Ouro bate novo recorde com tensões no Oriente Médio e inflação dos EUA

CNN BRASIL

O ouro fechou em alta de mais de 1% nesta quinta-feira (11) e atingiu nova máxima histórica, apoiado pelas tensões no Oriente Médio e pelos dados da inflação ao produtor (PPI, na sigla em inglês) norte-americana em março, que desacelerou além do esperado, no índice cheio, e atenuou parte das preocupações sobre cortes de juros mais tardios nos EUA.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para junho fechou em alta de 1,03%, a US$ 2.372,70 a onça-troy (cerca de 30 gramas).

Nesta quinta-feira, circularam notícias de que o Irã suspendeu, nos minutos finais, uma ofensiva que faria contra Israel em retaliação aos ataques israelenses ao consulado iraniano. Mesmo temendo um conflito regional com participação dos Estados Unidos, o Irã segue vigilante e pode contra-atacar.

Além disso, o Citigroup disse — após o PPI dos EUA avançar 0,2% em março, contra previsão de 0,3% ao mês — que o dado divulgado nesta quinta registrou pressões menores em setores importantes para a inflação do índice de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), principal medida utilizada pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

Com isso, um corte de juros segue sendo possível em junho, afirma o banco.

A Oxford Economics, por sua vez, avalia que o momento permite uma “prudente realização de lucros” no ouro.

A consultoria avalia que a recente escalada do ouro tem sido acompanhada por fatores que jogam contra a commodity, como juros ainda elevados, dólar fortalecido e uma participação fraca no varejo.

Na parte final do ano, todos esses três elementos devem se atenuar, jogando a favor dos preços já elevados do ouro.

Segundo análise do Sucden Fiancial, as fortes compras por parte dos bancos centrais e a procura sustentada por investidores individuais continuam apoiando o ouro de forma sólida.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support