15 de outubro de 2021
recadao@pagina1pb.com.br
DestaquesParaíba

Até quando João Azevedo vai acenar para Lula? Lula se reúne com governadores do Nordeste sem a presença do governador da PB

Sem a presença do governador João Azevêdo (Cidadania), o ex-presidente Lula iniciou neste domingo (4) uma agenda política, em Brasília, voltada para fortalecer o grupo de aliados à sua candidatura em 2022. O petista encontrou senadores, governadores e vice-governadores do PT, além Paulo Câmara, governador de Pernambuco pelo PSB.

As articulações acontecem um dia após atos contra o governo Bolsonaro em todo o país, inclusive com registros em quatro cidades da Paraíba. Lula preferiu não participar das manifestações, o que fez surgir a tese de que ele seria contra o impeachment, por considerar a polarização mais vantajosa para a disputa eleitoral no próximo ano.

Nesta primeira rodada, Lula esteve reunido com os governadores Camilo Santana (Ceará), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Rui Costa (Bahia), Welligton Dias (Piauí) e a vice-governador de Sergipe, Eliane Aquino. Também estiveram no jantar os senadores Jacques Wagner (PT-BA) e Humberto Costa (PT-PE). Este último, levou Paulo Câmara ao encontro.

Embora já tenha conseguido o aval do presidente nacional do Cidadania e por diversas vezes manifestado apoio a Lula, João Azevêdo não esteve presente ao evento dos governadores com o pré-candidato. A assessoria do governador não confirmou o motivo da ausência, também não falou se houve convite.

Veja também  Cabedelo inicia retomada de shows com público a partir de 20% da capacidade

 

Relação com a Paraíba

Lula tem adotado uma posição tímida no estreitamento das relações com a Paraíba. Na última quinta-feira, participou de ato para a filiação do ex-governador Ricardo Coutinho e de alguns parlamentares do PSB (Estela Bezerra, Cida Ramos e Jeová Campos), além da ex-prefeita de Conde, Márcia Lucena.

No evento, fez questão de manifestar que o gesto era uma retribuição ao apoio de Ricardo no processo de impeachment de Dilma e de sua prisão no âmbito da Lava Jato. Projetou vir à Paraíba para percorrer o estado, mas sem data definida.

O senador Veneziano (MDB) confirmou que deve se reunir com Lula na próxima quarta-feira (6). Deve formalizar apoio da legenda na Paraíba ao petista, apesar de provavelmente estarem no palanque de João em 2022. Uma equação que ainda não foi exposta a solução, mas que eles articulam publicamente sem pressa de chegar.

Jornal da Paraíba

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!