Presidente afirmou que ocorreram fraudes na eleição de 2018: “Apertava um e aparecia 13”
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), subiu o tom e fez diversas críticas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), depois de a 2ª Turma da Suprema Corte decidir pela cassação do deputado estadual do Paraná Fernando Francischini (União Brasil).
Francischini foi cassado por gravar um vídeo poucos minutos antes de a votação ser encerrada em 2018 com críticas ao processo eleitoral e às urnas eletrônicas, o que foi considerado “fake news” pela Justiça.
“Ele [Francischini] não espalhou fake news, porque o que ele falou na live eu falei para todo mundo que estava ocorrendo fraude nas eleições de 2018″, disse Bolsonaro. “Quando apertava o número um, já aparecia o 13 na tela [da urna eletrônica] e concluía a votação.”
Jair Bolsonaro afirmou ainda que as Forças Armadas fizeram nove sugestões para aperfeiçoamento do processo eleitoral e que integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não gostaram. “Convidaram para que então? Eu sou chefe das Forças Armadas. Nós não vamos fazer papel de idiotas”, disse.