15 de outubro de 2021
recadao@pagina1pb.com.br
Economia

Bons resultados na economia: Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira

SÃO PAULO – O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira (21) seguindo o desempenho positivo de Wall Street apesar de em menor intensidade. Os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq avançaram entre 0,8% e 1,8% repercutindo as declarações do presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, que adotou outro tom depois de causar desânimo nos mercados na sexta.

No fim da semana passada, Bullard disse que a mudança de sinalização do Federal Reserve, que na última quarta-feira tomou uma decisão de juros com comunicado mais hawkish (favoráveis a apertar a política monetária para conter a inflação), é uma resposta natural ao crescimento econômico do país. A fala ajudou a derrubar ainda mais as bolsas.

Hoje, por outro lado, Bullard amenizou o discurso, dizendo que os dirigentes da instituição “estão apenas no início” do processo de discutir a gradual redução nas compras de bônus (“tapering”). Segundo ele, “levará algum tempo” até esse processo ser estabelecido e colocado em andamento. Além disso, isso não será feito “no piloto automático”, diante das incertezas econômicas.

Vale lembrar que a agenda macroeconômica da semana tem como destaque a terceira e última estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no primeiro trimestre. Ações de bancos e empresas de energia, mais sensíveis ao ciclo econômico, recuaram desde que o Fed elevou suas expectativas para a inflação e mostrou que o patamar de juros zero será revertido em 2023.

Por aqui, um dos principais responsáveis pela virada foram os papéis da Petrobras (PETR3PETR4), que avançaram perto de 2% seguindo a valorização do petróleo no mercado internacional. O barril do Brent – usado como referência pela petroleira – teve alta de 1,88% a US$ 74,89.

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) também foi hawkish ao abrir a porta para um aumento da Selic superior a 0,75 ponto percentual na próxima reunião. Os investidores locais ainda aguardam por indicadores que embasem uma interpretação mais clara de até onde irá esse ciclo de aperto.

Por aqui, atenção para a votação da Medida Provisória da privatização da Eletrobras (ELET3ELET6) na Câmara, além dos dados do Relatório Focus. O relator da MP da Eletrobras na Câmara, Elmar Nascimento (DEM-BA), afirmou nesta segunda-feira que manteve em seu parecer 95% do texto já aprovado pelo Senado e acrescentou que o relatório conta com o apoio da maioria dos líderes de bancada da Casa.

Ainda no radar, o presidente Jair Bolsonaro pode anunciar a extensão do auxílio emergencial por mais três meses, mantendo os valores e o número de beneficiados atuais. Durante o fim de semana houve manifestações contra Bolsonaro em todos os estados e no Distrito Federal ao mesmo tempo em que o Brasil chegava à marca de 500 mil mortos pelo coronavírus.

O Ibovespa teve alta de 0,67%, a 129.264 pontos com volume financeiro negociado de R$ 26,494 bilhões.

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!