27 de setembro de 2021
recadao@pagina1pb.com.br
Política

Bruno propõe luta por compensação financeira da União pelas despesas dos municípios com a covid-19

Prefeito revela que o Município de Campina Grande acumula um déficit da ordem de R$ 100 milhões por conta de gastos com o enfrentamento à doença

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, participou na manhã desta terça-feira, 3, de reunião virtual das vice-presidências temáticas de Inovação e Tecnologia da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O prefeito campinense exerce o cargo de vice-presidente de Ciência e Tecnologia, mas um dos pontos de destaque em sua participação, e que contou com o apoio unânime dos demais participantes do encontro remoto, foi sua proposta de que a entidade assuma uma bandeira de luta: reivindicar a compensação financeira, pelas despesas na saúde, mediante contrapartidas do tesouro da União.

De acordo com o que revelou Bruno Cunha Lima na reunião, desde janeiro deste ano, quando começou a fase mais aguda da pandemia, o Município de Campina Grande vem acumulando um déficit da ordem de R$ 100 milhões com os investimentos feitos na área de saúde só com a pauta covid-19. Ele ressaltou que, além dos munícipes, a cidade teve de assumir os custos extras na assistência a pacientes dos 69 outros municípios da 2ª Macrorregião e de todas as outras regiões da Paraíba (e de fora do Estado) que recorreram à rede de atendimento campinense.

Destaque tecnológico

Além de agradecer pelo convite para assumir a vice-presidência de Ciência e Tecnologia, Bruno destacou que a sua indicação se justifica por representar Campina Grande, cidade com reconhecida e significativa matriz de inovação.

Ele lembrou, que a cidade hoje conta e sedia importantes universidades públicas, a exemplo da UFCG e da UEPB, além de quase vinte faculdades particulares, levando Campina Grande a despontar, no cenário nacional, pela qualidade da mão-de-obra formada na cidade, como também pela produção científica. Ainda mencionou o importante papel da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.

Argumentando que a tecnologia deve imperar na gestão, o prefeito ressaltou o apoio destinado à Secretaria de Ciência e Tecnologia de Campina Grande, pasta que trabalha de forma integrada com os demais setores administrativos, objetivando oferecer o máximo de inovação às ações em favor do desenvolvimento local.

Os prefeitos presentes elogiaram o desempenho de Campina Grande no cenário tecnológico nacional, como ainda reconheceram o empenho do prefeito Bruno Cunha Lima em adotar uma política de avanços na área.

Bruno também elogiou o esforço de outros prefeitos brasileiros em prol dos campos cientifico e tecnológico, ressaltando, por exemplo, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba. Para ele, a gestão municipal do experiente Rafael Greca, vice-presidente do segmento Cidades Inteligentes, é uma referência para todo o Brasil.

Prefeitos

Estiveram ainda presentes ou foram representados durante a reunião os seguintes membros da FNP: Rafael Greca, prefeito de Curitiba/PR; vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho; Gustavo Reis, prefeito de Jaguariúna/SP; Marcos Vinicius, prefeito de Coronel Fabriciano/MG; Victor Coelho, prefeito de Cachoeiro de Itapemirim/ES; Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes/SP; Gustavo Medanha, prefeito de Aparecida de Goiânia/GO e Junynho Martins, prefeito de Ribeirão das Neves/MG.

Codecom

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!