2 de agosto de 2021
recadao@pagina1pb.com.br
Cidades

Campina Grande conhece modelos de PPPs e concessões adotados pelo Governo de Pernambuco

Com o objetivo de buscar soluções criativas para revitalizar espaços públicos ociosos, no Município, a Prefeitura de Campina Grande está conhecendo experiências exitosas implementadas pelo Governo de Pernambuco. Na tarde desta segunda-feira, uma equipe liderada pelos secretário de Planejamento de Campina Grande, Felix Araújo Neto; e de Finanças, Gustavo Braga; participou de uma reunião remota, na tarde desta segunda-feira (12), com o secretário de Planejamento do estado de Pernambuco, Alexandre Rebêlo Távora.

Na pauta, os modelos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões, implantados no estado vizinho; para adotar o mesmo formato de investimento, que reduz custos para a gestão pública e promove o desenvolvimento da cidade.

Segundo Felix Neto, Pernambuco tem sido uma referência na adoção de PPPs. “A ideia foi exatamente conhecer a experiência de Pernambuco, que tem sido uma referência e avançado em modelos de concessões e PPPs. Atualmente, eles estão estudando uma concessão para o Centro de Convenções de Pernambuco e para o Parque Zoológico e nós queremos observar de perto essas experiências, que estão sendo avaliadas pelo Tribunal de Contas de Pernambuco”, explicou o secretário de Planejamento de Campina Grande.

A Prefeitura de Campina Grande estuda soluções para a revitalização do Cine Capitólio e da Praça Clementino Procópio, ambos localizados no centro da cidade. “Dentro da nossa realidade, queremos encontrar soluções para a Praça Clementino Procópio e para o antigo Cine Capitólio. Neste cenário, essa possibilidade de estudar a viabilidade de uma Parceria Pública-Privada ou de uma concessão para aquela área do Capitólio, se for o caso, reduzirá custos para o município, obrigando também que haja manutenção de toda a praça”, frisou o secretário Felix Neto.

Ainda durante a reunião, foi ressaltado que uma das prioridades do prefeito Bruno Cunha Lima é promover o desenvolvimento e a economia criativa, prezando pela preservação da história e da cultura campinense. “Uma parceria que, de um lado, preserve a cultura, a história e abra um processo de economia criativa. Queremos que aquela área tenha vida na praça, estacionamento, abrigo, coreto e conte a própria história”, destacou Felix.

Além do secretário de Felix Neto, a reunião contou com a participação do secretário municipal de Finanças, Gustavo Braga; do diretor de Normas e Regulamentação da Secretaria de Obras, Ramon Rodrigues; da assessora jurídica da Seplan, Cinthya Souza; e do coordenador de Patrimônio Histórico da Seplan, Erick Brito. Da equipe do estado de Pernambuco, estiveram com o secretário Alexandre Távora, o secretário Executivo de Parcerias e Estratégias, Marcelo Correia; e o diretor de Parcerias e Concessões, Marcelo Sandes.

Codecom

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!