24 de setembro de 2021
recadao@pagina1pb.com.br
DestaquesMundo

Cientistas britânicos vão testar vacina em dose mensal contra Covid persistente

Pesquisadores da Universidade britânica de Exeter irão testar vacinas mensais em pacientes com Covid-19 persistente. A informação foi dada ao jornal Daily Mail. O estudo recebeu autorização das autoridades do Reino Unido na última semana, e deve ter início nos próximos meses.

A ideia é dar mais duas doses para 40 pacientes que já foram vacinados, mas que ainda lidam com os efeitos da Covid-19. O projeto está sendo financiado pelos maiores desenvolvedores de vacina e, se funcionar, será ampliado para testar em milhares de pessoas.

“Muitos pacientes perceberam uma melhora dramática dias depois de receber a primeira dose. A fadiga desapareceu, e puderam caminhar sem falta de ar. Mas um estudo mostrou que isso durou por cerca de um mês, e os sintomas voltaram. O mesmo padrão aconteceu depois da segunda dose. Queremos descobrir se, com o tempo, oferecer doses regulares pode tornar a mudança permanente”, explica David Strain, professor da Universidade de Exeter que será responsável pelo estudo, em entrevista ao jornal britânico.

Os cientistas irão recrutar pessoas com sintomas de Covid persistente severos, que não conseguem viver normalmente por causa da condição.

Serão utilizadas doses desatualizadas para as novas variantes, e a fila da vacinação no Reino Unido não será impactada.

As causas da Covid persistente ainda não estão claras, e a comunidade científica tem tentado explicar a razão para os sintomas durante tanto tempo.

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!