28 de novembro de 2021
recadao@pagina1pb.com.br
ColunistasParaíba

Com reeleição difícil, Pedro poderá disputar governo e ter “saída honrosa” – Por Lenildo Ferreira

Cumprindo o segundo mandato de deputado federal, mas com uma queda expressiva na votação registrada em sua reeleição, Pedro Cunha Lima (PSDB) poderá acabar indo para o “sacrifício” e saindo candidato a governador, tendo em vista a provável saída de cena do ex-prefeito Romero Rodrigues (PSD).

Ocorre que a reeleição de Pedro não se mostra um feito provável, situação que ele mesmo reconhece, tendo em vista a convergência de fatores dos cenários políticos nacional, estadual e sua própria atuação em Brasília. 

O parlamentar não se fixou em nenhuma das bandas que dividem as atenções políticas – bolsonarismo versus lulismo – e, com uma atuação discreta em relação ao próprio estado (tendo em vista, inclusive, o parâmetro de mandatos de federais com caráter assistencialista e de vinculação quase negocial com prefeitos, postura que o tucano não mantém), enfrenta dificuldades para se manter no Congresso.

Ciente disso, e discordando frontalmente de uma aproximação de Romero com o governador João Azevêdo (Cidadania), Pedro poderá ser lançado já nos próximos dias como pré-candidato a governador pelo PSDB.

Se confirmada a decisão, ainda que não consiga superar o atual chefe do Palácio da Redenção nas urnas, Pedro Cunha Lima poderá conquistar uma saída honrosa, ou seja, uma derrota menos marcante que eventual fracasso na tentativa de reeleição. Provavelmente, o tucano não se sairá pior que o fiasco do improvisado Lucélio Cartaxo em 2018.

Por Lenildo Ferreira

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!