25 de setembro de 2021
recadao@pagina1pb.com.br
Brasil

Concurso do INSS poderá ter mais de 22 mil vagas de emprego

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será realizado no ano que vem, mas ainda esse ano o órgão pode ter um edital que vai disponibilizar muitas vagas. A necessidade do instituto é de mais de 22 mil profissionais em seu quadro, dentre eles, 20.185 para Técnico do Seguro Social e 2.385 para Analista do Seguro Social. Por conta disso o INSS realizou um novo pedido de autorização para concurso ao Ministério da Economia.

No pedido autorizado, foram contempladas 7,5 mil vagas de emprego, divididas dessa forma:1.571 para Analistas e 6.004 para Técnicos.

A nova solicitação deve complementar e substituir o primeiro documento que requisitava um total de 10 mil vagas.

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, se reuniu com o chefe do setor de Gestão de Pessoas, Rogério Souza, e dirigentes sindicais da categoria no dia 13 de julho para discutir sobre o concurso do INSS.

Segundo o órgão, o processo seletivo está previsto para acontecer, antes da realização das eleições do próximo ano. 

A data em que deve ocorrer e outros detalhes do concurso deve ser apresentada após a apresentação da Proposta de Lei Orçamentária (PLOA 2022) pelo Ministério da Economia. A pasta deve fazer isso até o fim deste mês.

Remuneração aos concursados

A remuneração aos servidores possuem três parcelas divididas em: o vencimento básico, Gratificação de Atividade Executiva (GAE) e Gratificação de Atividade de Desempenho de Atividade do Seguro Social (GDASS).

Imagem: Reprodução/Fdr

Panorama

O último concurso realizado para a Previdência Social foi em 2015, com 950 vagas nos cargos de técnico e analista, no qual os salários iniciais chegavam ao valor de até R$ 8.300.

INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos.

Para ter direito ao benefício, o trabalhador deverá pagar uma contribuição mensal durante um determinado período. Havendo carência para cada benefício. 

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!