Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Cidades

Conferência de Saúde Mental: Doze delegados eleitos em Campina Grande participam da etapa estadual

Município iniciou também a Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador

Um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) identificou que o Brasil é um dos países com os maiores índices de ansiedade e depressão no mundo. E a pandemia da covid-19 agravou estes problemas de saúde pública. Em razão disso, o município de Campina Grande realizou neste ano a I Conferência Municipal de Saúde Mental, em que doze delegados foram eleitos e estão representando o município na conferência estadual.

 

A Conferência Estadual de Saúde Mental começou nesta terça-feira, 19, e segue até o dia 21 de julho, em João Pessoa. Os delegados eleitos democraticamente em Campina Grande, representando localidades e categorias diferentes, estão levando os pontos elencados na conferência municipal para o debate estadual, que vai consolidar as questões a serem levadas à conferência nacional.

A conferência municipal foi realizada em março deste ano, com ampla participação popular e teve como tema “A política de Saúde Mental como direito – pela defesa do cuidado em liberdade rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”.

Melhorias – O Município de Campina Grande é uma referência em saúde mental. Após a lei da reforma psiquiátrica, a cidade foi a primeira da Paraíba, e uma das primeiras do Nordeste, a implantar leitos psiquiátricos dentro de um hospital geral para prestar cuidado integral à saúde dos pacientes, e não somente ao sofrimento psíquico.

A cidade também adotou a política de inclusão social e de luta antimanicomial, implantando residências terapêuticas para as pessoas que precisam de acompanhamento constante, dando liberdade e autonomia no processo de reabilitação e estímulo à prática do convívio social, sempre assistidos por uma rede de cuidados com a equipe multidisciplinar.

No ano passado foi inaugurado o primeiro ambulatório de saúde mental da cidade, com atendimento de livre demanda para toda a população na Policlínica do Catolé. Outros avanços foram as mudanças e ampliações dos Centros de Atenção Psicossocial Infantil (Capsinho) e Novos Tempos (Caps II), além da implementação do Programa Psicológico do Pré-natal, que vai prestar assistência no quesito emocional às gestantes durante a gravidez.

Outro destaque também foi o serviço psicológico do Centro de Reabilitação Pós-Covid SuperAR, para pacientes com sequelas da doença, além da realização histórica da campanha Setembro Amarelo em 2021, a maior já executada no estado da Paraíba, com uma série de ações integradas.

Conferência de Saúde do Trabalhador – O município também iniciou nesta terça-feira, 19, as pré-conferências para a Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador. A conferência municipal será realizada nos dias 18 e 19 de agosto, no Teatro Municipal Severino Cabral e, até lá, serão desenvolvidas as pré-conferências nos distritos sanitários.

Prefeitura Municipal de Campina Grande – Portal Online

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!