19 de setembro de 2021
recadao@pagina1pb.com.br
Mundo

Cuba tem maior taxa diária de mortes e casos de Covid na América Latina

Cuba está passando por seu pior momento na pandemia. Nesta quinta-feira (5), o país caribenho registrava a maior taxa diária de mortes e novos casos de Covid-19 entre os países da América Latina, de acordo com a plataforma Our World In Data. Cuba tinha, nesse dia, 807 infecções por milhão de habitantes e sete óbitos por milhão de pessoas.

O Ministério da Saúde de Cuba informou que na quarta-feira morreram 93 pessoas e foram identificados 8.399 novas infecções, elevando o total de casos ativos para 45.632. O recorde diário de óbitos foi registrado no dia anterior: 98. A informação é da Gazeta do Povo.

Havana e Ciego de Ávila são as regiões mais críticas. O próprio Partido Comunista de Cuba admite que a situação de Ciego de Ávila é “estridente” e que destoa do contexto nacional. A ditadura chamou de volta para a ilha cerca de 200 médicos que estavam em missão na Venezuela, para que eles possam ajudar na crise sanitária.

O regime também transformou um hotel, no centro da cidade de Ciego de Ávila, em hospital pediátrico para tratar casos mais leves da Covid-19. Uma escola militar e outro hotel estão recebendo adultos e grávidas com menos de 25 semanas de gestação.

O ministro da saúde, José Ángel Portal Miranda, afirmou que a situação local requer colocar os pacientes em centros assistenciais em vez de isolamento domiciliar para evitar contágio entre pessoas que moram juntas. A província também vai receber auxílio que está vindo da China, como 400 camas com colchões.

A oposição denuncia falta de leitos em hospitais. Henry Couto Guzmán, ativista da União Patriótica de Cuba (Unpacu) na cidade de Guantánamo que está internado desde 30 de julho, contou à Rádio Martí que teve que ficar dois dias nos corredores de um hospital da cidade devido à falta de leitos.

“Não tinha leito e fiquei dois dias nos corredores do hospital. Pessoas estão morrendo por falta de oxigênio e de remédios, eu sou uma testemunha disso”, disse o ativista.

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!