Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Cidades

Depois de dois anos Sesuma comemora Dia do Gari na pirâmide do Parque do Povo

Programação foi em ritmo junino de muito forró e café da manhã

Depois de dois anos, por conta da pandemia, a Prefeitura de Campina Grande voltou a comemorar o Dia do Gari nesta segunda-feira, 16 de maio. A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, realizou uma solenidade simples, mas bastante significativa, que foi marcada por um momento de oração, e a fala do secretário Geraldo Nobre Cavalcante, destacando a importância destes profissionais para o dia a dia de nossa cidade.

Antes do café da manhã como não poderia ser diferente, a cantora Stela Alves, fez uma apresentação com muito forró, O prefeito Bruno Cunha Lima, não pôde comparecer, por conta de outro compromisso, mas através do secretário Geraldo Nobre, transmitiu uma mensagem de agradecimento e de gratidão a esses profissionais “que são referências e um orgulho pra nossa gestão”.

A Sesuma tem atualmente 1.000 funcionários, mas cerca de 600 trabalham dia e noite, incluindo fins de semana e feriados, na limpeza urbana, manutenção de galeria, canais e da malha viária, com uma dedicação e um zelo que chega a nos surpreender, e pra que isso aconteça, “procuramos oferecer-lhes todas as condições no exercício das suas funções, desde equipamentos básicos, de segurança, fardamento e salário em dia, e o mais importante, dignidade”, comentou o secretário Geraldo Nobre. Durante o Maior São João do Mundo, este número passa de 800 com a contratação temporária de mais de 200 auxiliares de serviço.

O secretário Geraldo Nobre, informou que a produção de resíduos sólidos em Campina Grande é crescente, o que torna a área de limpeza urbana cada vez mais importante e necessária. ”Se não fosse o gari, por exemplo, não teríamos nossas ruas, praças e avenidas limpas, pois é ele o responsável por coletar e dar o destino adequado ao lixo urbano”, afirmou o titular da Sesuma.

Como reconhecimento da importância desse profissional para a população brasileira, a Prefeitura de Municipal de Campina Grande, desde 2013, primeiro ano da gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues faz esta homenagem. “Infelizmente, eles passam despercebidos pela sociedade, mesmo sendo essenciais para a manutenção do nosso bem-estar e conforto. O seu empenho, zelo e capricho na limpeza urbana, permitem que todos nós possamos usufruir de uma cidade limpa e aprazível, onde nossas crianças possam brincar tranquilamente pelas ruas”, disse o titular da Sesuma, Geraldo Nobre.

“O gari representa muita coisa boa para nossa cidade. É um ser humano espetacular, diferenciado, que acorda cedo, que se dedica; está o dia todo na cidade limpando. Não só hoje, mas nos 365 dias do ano ele está de parabéns, pelo amor a profissão e sua cidade., por isso vai merecer da minha parte e do prefeito Bruno Cunha Lima, nosso respeito e estima pela grande contribuição que dá ao Governo”, concluiu Dr. Geraldo que na solenidade se dirigiu a cada um e agradeceu pela dedicação ao trabalho.

Joméris Tavares, diretor do Delur (Departamento de Limpeza Urbana), disse que tem satisfação em trabalhar com estes profissionais, que são dedicados e trabalham com amor. “A data de hoje é de suma importância, pois no dia-a-dia trabalhamos com estes heróis, guerreiros, que mantém nossa cidade limpa, e todo dia pedimos a Deus pela vida d cada um e seus familiares”.
Segundo Joméris, ao longo do anos, este profissional vem sendo cada vez mais valorizado, reconhecido e respeitado “por se tratar de uma profissão como outra qualquer, e digna”.

Os garis Reginaldo Gomes, 42 anos de profissão e Adriana Maiara, com 10 anos, se mostraram felizes com o que fazem, e chegaram a se emocionar “pois, graças a este emprego conseguimos sustentar nossa família”.

“Ainda existe uma pequena resistência e preconceito, mas aos poucos a população tem nos valorizado, e entendido a importância do nosso trabalho pra a cidade”, disse Reginaldo, que agradeceu a Sesuma, pela homenagem.
Muitos não sabem, mas o dia do gari surgiu para homenagear Aleixo Gary, empresário francês que, em 1876, foi responsável pelo contrato com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza urbana do Rio de Janeiro. O trabalho consistia na coleta de lixo das praias e das residências, além do transporte dos resíduos para a Ilha de Sapucaia. Em 1891, o contrato foi extinto, mas Luciano Gary, primo de Aleixo, garantiu sua renovação.

Após várias décadas, em 16 de maio de 1962, a categoria profissional gari foi reconhecida. Daí comemorarmos o dia do gari, nessa marcante data. “Parabéns a todos por tornarem nossa cidade um ótimo lugar para se morar e visitar”, concluiu Geraldo Nobre.

Prefeitura Municipal de Campina Grande – Portal Online

 
Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!