2 de agosto de 2021
recadao@pagina1pb.com.br
DestaquesParaíba

Entidades representativas da classe empresarial se reúnem com Governador na sede da ACCG

Na tarde desta quarta-feira, 07, as entidades representativas do setor produtivo da cidade de Campina Grande estiveram reunidas com o Governador do Estado João Azevedo (PSB). O encontro realizado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande teve o objetivo de dialogar com o governador sobre a atual conjuntura na cidade, apresentando as demandas do setor.

Durante a explanação inicial, o presidente da ACCG, Antônio Andrade, demonstrou a preocupação que da classe empresarial diante da crise econômica enfrentada com o advento da pandemia de Covid-19. 

O governador João Azevedo começou a reunião apresentando as tratativas para a construção do Centro de Convenções, além de reforçar a reforma do Centro Administrativo do Governo do Estado na cidade, que irá possibilitar um canal maior da comunicação com o Governo.

Ao longo do encontro, os representantes trataram sobre criação de um canal de comunicação mais estreito para resolução de problemas de forma imediata, reforma tributária, deliberação sobre Refis, parcelamento do ICMS, além de outras ações emergenciais para retomada das atividades econômicas. O governador se dispôs a colaborar com a classe empresarial para sanar os problemas apresentados.

Demanda apresentada

Pauta dos representantes institucionais do empreendedorismo:

  • Deliberação sobre Refis/Transação Tributária;
  • Parcelamento do ICMS e/ou postergação da data de vencimento do ICMS;
  • Não inscrição na Dívida Ativa de Débitos Fiscais Estaduais;
  • Não execução das Dívidas ativas no período que perdurar a pandemia;
  • Isenção do pagamento do ICMS de fronteira.

Ações emergenciais para retomada das atividades econômicas de forma mais pontual:

  • Bares e restaurantes do simples nacional – isentos de pagar ICMS até dez/2022;
  • Os que não forem do simples, que a tributação seja reduzida de pelo menos em 60%;
  • Turismo – que a frota fique isenta do IPVA até dez/2022;
  • Micro Empresas – com renda ou faturamento até 360 mil/ano, que entrem em um programa de micro crédito, de até 20 ou 30 mil, com juros e o aval do Governo Estadual;
  • Funcionalismo Público – adiantamento do 13º salário;
  • Social – criar um programa social para ajudar as famílias mais vulneráveis, tipo cartão alimentação, prato cheio.

Estiveram presentes

O Secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros e o Chefe de Gabinete, Ronaldo Guerra estiveram acompanhando o governador. Além deles, a reunião contou com a presença de Álvaro Barros (presidente da FACEPB), Luiz Alberto (ACCG), Marcos Procópio (ACCG), Melka Farias (ASCOM-PB*), Carlos Botelho (CDL), Francisco de Assis Oliveira (Sindlojas), Divaildo Júnior (SindCampina), Helder Campos (Sinduscon), Neilton Neves (Sindfarma), Bruno Agra (Sindipetro), Ana Araújo (Convention Bureau).

*Associação Comercial da Paraíba

Por Agência ACCG

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!