24 de outubro de 2021
recadao@pagina1pb.com.br
Paraíba

Estado retoma aulas presenciais; veja o calendário

O Governo do Estado retoma, nesta quinta-feira (23), as aulas presenciais na rede pública de ensino. De acordo com o Plano Educação para Todos em Tempos de Pandemia, o retorno será de forma híbrida e progressiva, com 70% das aulas remotas e 30% presenciais.

Nesta primeira fase, 139 das 668 escolas da rede estadual retornarão ao presencial. As aulas foram suspensas em março de 2020 após o início da pandemia do novo coronavírus.

O plano prevê a divisão em  fases. A primeira será com os estudantes da educação infantil e do 1º ao 5º ano dos ensino fundamental. Após 15 dias, retornam os estudantes dos anos finais, e com mais 15 dias voltam os estudantes do ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Como forma de agilizar o retorno, o governador João Azevêdo (Cidadania) assinou decreto que transfere recursos financeiros diretos para as escolas, para que estas façam as adequações necessárias, segundo protocolo de segurança, para retorno às atividades presenciais.

O decreto do Programa Dinheiro Direto na Escola Emergencial – PDDE Emergencial/PB foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (21).
 
Protocolos e Inquérito sorológico – As turmas serão organizadas respeitando os protocolos sanitários e o distanciamento social, com capacidade máxima de 50% dos estudantes em cada sala de aula, um grupo acompanhando presencialmente e outro com atividades remotas. Serão dois dias de aulas presenciais, com três horas diárias e três dias de aulas remotas.
 
As escolas estão preparadas e seguirão os protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19. Na entrada, haverá a aferição de temperatura dos estudantes e a higienização com álcool em gel. Os estudantes devem estar com máscara e os espaços físicos foram readequados para garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metros. 
 
Durante o retorno serão realizados inquéritos sorológicos pelo Projeto de Pesquisa “Continuar cuidando – Observatório da Covid-19”, uma ação da Secretaria de Saúde do estado, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba e a Secretaria de Educação, para a realização de testes nas escolas. 

Sony Lacerda

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!