O Ministério da Integração anunciou na manhã desta quinta, 15 que o Fluxo do canal do Eixo Leste foi reestabelecido após as ações de contenção e recuperação feitas em carater emergencial e que a normalidade no fluxo de aguas do canal esta dentro do padrão estabelecido.
No dia 10 de junho, sábado, soube-se rompimento de um trecho do canal do Eixo Leste do Projeto São Francisco, ocorrido durante a madrugada, em local próximo ao reservatório Copiti, entre Sertânia e Custódia (PE). O trecho é executado pela empresa OAS. Imediatamento o Ministério da Integração começou as ações de contenção e recuperação do trecho.
O MPF informou que continuará acompanhando todos os desdobramentos do incidente, bem como a própria execução do projeto de transposição do Rio São Francisco, por meio dos procuradores da República com atribuições relativas às matérias tratadas pelas Câmaras de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal que atuam na defesa do meio ambiente e do patrimônio cultural e no combate à corrupção.