Política

Fundo Monetário Internacional elogia Brasil por “desempenho econômico melhor do que o esperado” durante a Pandemia



Um relatório divulgado pelo Fundo Monetário Internacional fez uma avaliação positiva da economia brasileira e teceu uma série de elogios à condução da economia brasileira durante o período mais crítico da Pandemia de Covid-19.

Os dados do relatório desmentem algumas matérias da imprensa oposicionista que diziam que dados econômicos apresentados por Bolsonaro no discurso de Abertura da Assembleia Geral da ONU eram falsos.

O documento, noticiado a contragosto pelo jornal O Globo, afirma que o “desempenho econômico tem sido melhor do que o esperado” e projeta um crescimento do PIB de 5,3%

O prognóstico do FMI para o futuro da economia brasileira é de fazer tremer a oposição que torce pelo quanto pior, melhor. Há previsão de melhoria na taxa de emprego, aumento de consumo, queda da inflação “e, à medida que as vacinações continuarem, a demanda reprimida retornará por serviços pessoais”. Todos esses pontos são cruciais para a reeleição do presidente Jair Bolsonaro e evitar que eles se concretizem com certeza será a meta da oposição no Congresso e no Judiciário.

O ótimo desempenho é atribuído à “resposta política decisiva” contra a Covid na questão da implantação do auxílio emergencial, programa criado pelo Governo Federal. A atuação do Brasil “reduziu significativamente a gravidade da recessão de 2020 e amorteceu seu impacto sobre os pobres e vulneráveis, ao mesmo tempo em que preparou o terreno para uma forte recuperação em 2021”.

Portal Novo Norte



Redação 01

Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!
Botão Voltar ao topo