Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

DestaquesEleições 2022

Jogo da verdade: Deputado quer punição para Institutos de pesquisas que errarem para

TSE - Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica

O deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) apresentou à Câmara dos Deputados, na segunda-feira (27), um projeto de lei propondo multar institutos de pesquisa que apresentarem levantamentos com intenções de voto diferentes do resultado das eleições. O valor proposto para a penalidade chega a R$ 5 milhões.

No projeto, Nunes ainda propõe a perda “imediata” do registro do instituto no Tribunal Superior Eleitoral e o impedimento do estatístico responsável pela pesquisa de atuar em institutos próprios ou de terceiros por, no mínimo, oito anos.

 

O projeto agora aguarda despacho do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Segundo o documento, o principal objetivo é “estabelecer uma melhor qualidade dos serviços prestados pelos institutos de pesquisa”.

O deputado afirmou que “é necessário aprimorar a amostra, o período, os questionamentos e os outros instrumentos utilizados pelos institutos no desenvolvimento de suas atividades”. “O eleitor tem o sublime direito de receber informações o mais fidedignas possível”, completou.

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!