21 de outubro de 2021
recadao@pagina1pb.com.br
Cidades

Lagoa Seca vai aplicar dose de reforço em idosos e ampliar vacinação para adolescentes de 17 anos com e sem comorbidades

A Secretaria de Saúde de Lagoa Seca divulgou o mais novo calendário de vacinação contra a Covid-19. No cronograma montado para continuar a campanha nesta semana, a pasta incluiu a aplicação da dose de reforço em idosos a partir de 70 anos e em adolescentes de 17 anos com e sem comorbidades.

Nesta segunda-feira (27), 16 idosos moradores do Juracy Palhano receberam o reforço da vacina, isto é, a terceira dose. Todos tinham acima de 70 anos e já haviam completado seis meses desde quando tomaram a segunda dose – fator exigido pelo Ministério da Saúde a quem for obter a terceira. A ação foi uma espécie de prévia para validar a imunização nesta faixa etária.

Agentes de saúde estão realizando uma busca ativa visando detectar idosos que não podem se locomover e comparecer às unidades de saúde, especialmente os acamados. Neste caso, a vacinação será em domicílio.

No que se refere aos adolescentes de 17 anos, por enquanto a vacinação vai ser voltada meramente a este público. De acordo com a chegada de novas doses, a prefeitura irá reduzindo a faixa etária. Se a pessoa tiver alguma doença preexistente, não será preciso apresentar na hora o laudo médico.

Outra novidade é para quem vai completar o esquema vacinal com a segunda dose da AstraZeneca marcada para o dia 02 de outubro. Isso porque a Secretaria de Saúde vai antecipar a dose para esta quarta-feira (29), na Policlínica Manoel Jácome, no horário das 8h às 12h. É fundamental levar o cartão de vacinação.

Confira os grupos, locais e horários de vacinação a partir desta quarta-feira (29) em Lagoa Seca

• Quarta-feira (29): dose de reforço (3ª dose) em idosos a partir de 70 anos com seis meses da última dose/ Retardatários com 1ª dose da Pfizer vacinados até o dia 26/06, e com 1ª dose da AstraZeneca imunizados até o dia 23/06 – Locais de atendimento: Policlínica Manoel Jácome e unidades de saúde, das 8h às 12h;

• Quinta-feira (30): aplicação da 1ª dose em adolescentes apenas de 17 anos com ou sem comorbidades – Local de atendimento: Policlínica Manoel Jácome, das 8h às 16h;

• Sexta-feira (1º de outubro): aplicação da segunda dose em quem tomou a primeira da CoronaVac/Butatan no dia 31 de agosto e retardatários.

Paraíba em Ação

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!