15 de outubro de 2021
recadao@pagina1pb.com.br
Paraíba

Na CMCG, líderes discutem sobre ações de governos municipais e estaduais

A sessão ordinária desta terça-feira (28), realizada em formato híbrido, foi presidida pela vereadora Valéria Aragão (PTB) e secretariada pela vereadora Jô Oliveira (PC do B). Que contou com a participação de 19 vereadores que aprovaram 10 requerimentos.

Após a leitura do texto bíblico, a presidente parabenizou o aniversariante do dia, o vereador Rubens Nascimento (DEM). E lembrou o aniversário do servidor Artur transcorrido no dia de ontem.

PEQUENO EXPEDIENTE

Rubens Nascimento – DEM – Agradeceu a Deus por seu aniversário, por sua família que comemora hoje a sua saúde e pela acolhida como vereador. Que hoje enquanto vereador é a realização de um sonho. “Estando aqui ou fora daqui o que importa é o coração agradecido e um coração que honra ao nosso Deus” – finalizou.

O vereador Olímpio Oliveira (PSL), suas palavras iniciais foram de celebração pela vida do colega vereador Rubens Nascimento. Posteriormente, exibiu um trecho do documentário produzido pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional da Feira Central de Campina Grande, que após o processo que durou 10 anos, foi reconhecida como patrimônio Cultural do Brasil em plenária solene no dia 27 de setembro de 2017, com a presença de autoridades do cenário político nacional, e que o vereador disse ter saído de Brasília com a convicção de que a história da Feira Central de Campina Grande iria ser mudada.

Trouxe como exemplo o portal de Caruaru e a feira do município, registrando que o poder público de Campina Grande não oferece a devida valorização à feira, e que é preciso esse reconhecimento enquanto patrimônio cultural do município, para valorização da feira e dos feirantes.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

O vereador Waldeny Santana (DEM), em resposta ao questionamento do vereador Olímpio, informou que o prefeito Bruno Cunha Lima já se comprometeu em fazer uma força-tarefa no que diz respeito às feiras de Campina Grande.

“Esteve na manhã de hoje, no Terminal Rodoviário Argemiro Figueiredo, para registrar o abandono do local, esse que é um equipamento público que merece ser aproveitado e que está sendo perdida a oportunidade de geração de emprego e renda para o município”. No local, o vereador sugere que a Defensoria Pública, a Casa da Cidadania e o DETRAN sejam instalados no local, uma vez que esses pagam aluguel. “Nós podemos e vamos apontar alternativas, o poder público não pode prescindir da rodoviária nova’’ – registrou.

O vereador Anderson Almeida, (PODE), subiu à Tribuna, para questionar o prefeito Bruno Cunha Lima que, segundo ele, está doando uma Rua (720m da rua) de Campina Grande a uma empresa privada. “Quantas pessoas na cidade não têm sua casa, uma moradia digna? ’, perguntou.

O vereador fala que a lei de licitação deixa claro que é preciso ter uma contrapartida social do interesse coletivo, com destinação de empregos ao povo de Campina Grande e com projeto de contribuição da empresa para o município. Também registrou que as pequenas empresas não recebem nenhum incentivo do poder público, então propõe que esse debate seja feito, para justificar ao povo as motivações dessa doação.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

GRANDE EXPEDIENTE

O vereador Alexandre do Sindicato, (PSD), esclareceu ao colega Anderson Almeida que irá debater sobre o tema na quinta-feira e que o projeto já atende a sua função social, pois é uma empresa que promove a geração de empregos e que a contrapartida social já está concluída, que é a praça no bairro do Centenário ao lado da Igreja São Cristóvão. Também falou que a rua é um ‘’buraco’’, por onde passa um riacho, e registrou que o Governo do Estado deveria doar terrenos para as indústrias uma vez que isso não acontece há 12 anos em Campina Grande.

LEITURA DE REQUERIMENTOS

APROVADOS: 10 requerimentos, entre os destaques do dia estão o requerimento de nº 3753, de autoria do vereador Alexandre Pereira – PSD, que requer votos de aplausos à família do jovem Lucas Ribeiro Souza (in memoriam) pela doação dos órgãos de Lucas à Central Estadual de Transplantes, que estará no dia de amanhã na CMCG, na Sessão Especial em comemoração ao Setembro Verde e ao Dia Nacional da Doação de Órgãos que foi comemorado no dia de ontem (27), também de autoria do vereador Alexandre Pereira – PSD.

Além dessa propositura, também teve o requerimento de nº 3750 de autoria do vereador Sargento Neto, que requer da mesa diretora a realização de uma sessão especial em alusão ao Conselho Regional de Educação Física da 10ª região – CREF10/PB, autarquia pública federal, responsável pela fiscalização e orientação do exercício profissional no estado da Paraíba, que completa, este ano 20 anos de existência.

Também foram votados e aprovados, os requerimentos de nº 3747 de autoria do vereador Rubens Nascimento, que requer voto de aplausos para os atletas das escolas esportivas de taekwondo e para taekwondo que conquistaram 11 medalhas no Open Nordeste, representados pelo atleta-treinador Ricardo Henrique, e os requerimentos de nº 3746 e 3299 que requer voto de aplausos para a atleta paraibana Mayara Rocha, a qual conquistou o 4º lugar na classificação geral do Campeonato Brasileiro de Levantamento de Pesos 2021.

 MINUTO DE SILÊNCIO

Foi solicitado um minuto de silêncio em memória póstuma a esposa do ex-vereador Hércules Lafite, a Cirurgião Dentista, Ana Maria Fernandes, que faleceu ontem; e para a senhora Eurides Borborema (109 anos), bisavó do deputado estadual Tovar Correia Lima.

 A vereadora Valéria Aragão encerrou a sessão ordinária fazendo um convite para a sessão desta quarta-feira (29), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!