24 de outubro de 2021
recadao@pagina1pb.com.br
Diversão

Negócio Imobiliário: Especialista dá dicas de como realizar uma compra de imóvel segura e rentável

O mercado imobiliário oferece diversas opções de empreendimentos para quem está interessado em comprar um imóvel, seja para morar ou alugar. E com tantas ofertas, muitas vezes fica difícil escolher. Qual a melhor compra? Quais critérios utilizar na hora de fechar negócio?

O presidente do Sindicato Patronal das imobiliárias, administradoras de condomínios e condomínios residenciais e comerciais da Paraíba – SECOVI – PB, Érico Mota Feitosa, conversou conosco, e deu algumas dicas, para te ajudar a realizar o sonho da casa própria, ou fazer um investimento mais seguro.

Como fazer a melhor escolha?

Segundo o presidente do SECOVI – PB, a compra deve começar pela escolha de um profissional habilitado do setor imobiliário.

“ O primeiro passo que todas as pessoas interessadas em comprar um imóvel deveriam dar, seria no sentido de procurar uma empresa imobiliária ou um corretor de imóveis. Porém infelizmente muitos consumidores ainda possuem a visão equivocada de que essas empresas ou os profissionais são “atravessadores” e vão atrás de vantagens, e muitas vezes acabam caindo em ciladas, e tendo prejuízos financeiros”, comenta.
Condomínios fechados

E para o cliente que deseja construir uma casa, em um condomínio fechado, As dicas do presidente do SECOVI são:

· Verificar inicialmente se o empreendimento está legalizado, especialmente se ele estiver em construção;
· A documentação pode ser conseguida via Cartório de Registro de Imóveis e obviamente se tiver um profissional auxiliando fica ainda mais fácil;
· Se o empreendimento estiver pronto, é importante verificar se tudo que foi prometido pela construtora foi realmente executado;
· Saber se a empresa realizadora do empreendimento, possui obras semelhantes já realizadas, procurar pessoas que tenham construído casas no local, e saber se estão satisfeitas.

Investimento Rentável

Apesar da conjuntura econômica, comprar imóveis seja para morar ou alugar, ainda é um investimento rentável, enfatizou o presidente do Sindicato.

Com certeza absoluta digo que independentemente da conjuntura, o imóvel nunca deixará de ser um investimento, em especial em momentos de instabilidade econômica, pois apesar de não ter a mesma liquidez de uma aplicação bancária, ou a rentabilidade e o risco do mercado financeiro como bolsa de valores e/ou criptomoedas, vale lembrar que o risco é infinitamente menor, e que caso o investimento seja bem feito, o cliente nunca perderá valor e sempre ocorrerá valorização, explicou, Érico Feitosa.

Mercado Imobiliário Local

O especialista ressalta que o mercado imobiliário de Campina Grande é diferenciado e se sobressai em relação ao de outras cidades do estado.

“Digo sempre em qualquer entrevista que o mercado imobiliário de Campina Grande é totalmente diferenciado de outros mercados, devido a suas características que são definidoras desse case de sucesso, isso porque temos um empresariado da construção civil que investe realmente na cidade, acreditando e fazendo as coisas acontecerem”, enfatiza.

De acordo com Érico Feitosa, a maioria das empresas do município é sólida financeiramente, o que acaba significando que os empreendimentos lançados na cidade, são entregues, e isso confere uma credibilidade grande no mercado. Outro aspecto importante, é que somos um polo educacional que atrai pessoas de outra cidades e estados para virem morar em Campina Grande, e além de tudo isso, a qualidade dos empreendimentos construídos por aqui é diferenciada”, justifica o presidente do Sindicato.

E para quem deseja investir no mercado imobiliário, sobretudo na “Rainha da Borborema”, aí vai a dica do presidente do Sindicato das imobiliárias, administradoras de condomínios e condomínios residenciais e comerciais da Paraíba.

“Em primeiro lugar, procure um profissional habilitado ou empresa para lhe acompanhar desde o início. Depois, com o auxílio do mesmo faça um estudo de mercado, verificando qual a melhor relação custo benefício para investir seu dinheiro. Posteriormente verifique qual seu público alvo, ele deve estar bem definido e nesse momento você vai comparar se existe a viabilidade técnica financeira em investir”, explica o especialista.

Pois, as vezes existe uma ótima relação custo x benefício, mas se não tiver a quem vender o imóvel a situação complica. E preenchidos todos esses pré-requisitos a dica dele, é para procurar empresas (construtoras) e ou construtores (pessoas físicas) que possuam as devidas qualificações para realizarem a obra. Saiba investir seu dinheiro, pois qualquer etapa mal planejada, poderá se tornar um problema futuro”, finalizou.

Andrade Marinho LMF

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!