Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Mundo

Nova tecnologia pode substituir GPS; VEJA

O sistema PNT poderá continuar fornecendo informações mesmo que os atuais satélites de geolocalização sejam atacados

GPS quer dizer Sistema de Posicionamento Global, um sistema de geolocalização inventado nos EUA ainda durante a década de 1970. Agora, segundo o site Space News, a empresa americana CACI International inventou uma nova tecnologia que poderá eventualmente substituir o GPS.

O novo método se chama PNT (de “posição, navegação e cronometragem”) e seu uso por enquanto está limitado ao campo militar. A ideia é que o PNT continue fornecendo informações de geolocalização se os satélites de GPS forem atacados.

A nova tecnologia cria um sistema de dupla mão. O sinal do satélite será confirmado por receptores instalados na superfície terrestre ou a bordo de aviões. Dessa forma, mísseis inimigos poderão continuar a ser monitorados. Dois satélites experimentais equipados com a tecnologia PNT serão lançados em janeiro de 2023 a bordo de um foguete Transporter7, da SpaceX.

Revista Oeste

Terra Brasil Notícias

 
Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!