20 de janeiro de 2022
recadao@pagina1pb.com.br
Esportes

Olimpíadas de Inverno tem tensões diplomáticas e Covid como polêmicas

Jogos de Pequim, marcados para iniciar dia 4 de fevereiro, sofrem com boicotes diplomáticos de outros países e onda de novos casos

Faltam apenas 27 dias para o início da Olimpíada de Inverno, que será realizada na cidade de Pequim, na China, e os dias que antecedem as disputas contradizem com o cenário repleto de neve e temperaturas baixas. Com boicotes diplomáticos vindos de diversos países e aumento no número de casos de Covid-19, o clima é de apreensão para os organizadores da disputa.

Questão diplomática

Nesta última sexta-feira (7/1), a Coreia do Norte divulgou uma carta culpando “forças hostis” e o aumento dos casos ligados ao vírus para não comparecerem à disputa. A carta divulgada pela KNCA, agência estatal, não especificou se a ausência seria do corpo diplomático norte-coreano ou de sua equipe de atletas.

A Coreia do Norte ainda condenou o boicote anunciado pelos Estados Unidos. Os norte-americanos enviarão seus atletas para a disputa dos jogos, mas nenhum representante diplomático se fará presente durante a competição. O motivo seriam as violações dos direitos humanos praticados pelo governo chinês.

Os chineses criticaram duramente a decisão dos americanos, alegando que eles não estavam respeitando o princípio de neutralidade política no esporte.

A decisão americana, no entanto, não foi isolada. Canadá, Austrália e o Reino Unido seguiram o exemplo norte-americano e não enviaram autoridades para Pequim. Suas equipes, no entanto, seguirão na briga por medalhas.

Fator Covid

O outro fator que tem causado tensões nos bastidores dos Jogos de Pequim é justamente com relação ao novo aumento de número de casos da doença no país. No fim do ano passado, a China reestabeleceu lockdowns e processos de desinfecção em algumas cidades.

Na segunda-feira (3/1), Cristophe Dubi, diretor-executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI), demonstrou preocupação pela possibilidade de uma grande quantidade de atletas contaminados durante a disputa.

O Comitê Organizador, por outro lado, rebateu reforçando que os jogos ocorrerão normalmente. Essa garantia já havia sido dada em novembro.

As Olimpíadas de Inverno ocorrerão entre os dias 4 e 20 de fevereiro.

Terra Brasil Notícias

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!