Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

ColunistasDestaques

Os desafios dos vereadores de CG para retomarem a grandeza representativa do parlamento mirim – por EDSON PEREIRA

Após o fracasso da campanha estadual em 2018, sem cravar um vereador como eleito para Assembléia Legislativa ou Câmara Federal, os vereadores campinenses se preparam para voltarem a ter importância no cenário estadual e nacional

Para se ter uma idéia do tamanho da importância dos políticos que ocupam ou ocuparam cargos maiores e que fizeram parte do legislativo mirim campinense, atualmente dos três senadores paraibanos, dois foram vereadores em Campina: Veneziano Vital do Rêgo e Daniella Ribeiro.

Vários deputados federais, estaduais, governadores e prefeitos, Ministros passaram pela Casa Félix Araújo e se destacaram na carreira política. Ronaldo Cunha Lima foi um dos mais importantes, tendo sido deputado estadual, federal, prefeito, governador e Senador.

Vários prefeitos começaram como parlamentares na Câmara de Vereadores campinense: Romero Rodrigues,Félix Araújo Filho, Cozete Barbosa, Veneziano Vital do Rêgo, Williams Arruda entre outros até o atual prefeito Bruno Cunha Lima que foi vereador em 2013.

Deputados estaduais que passaram pela CMCG fizeram e fazem história na ALPB e iniciaram suas carreiras como vereador: Raimundo Asfora, Orlando Almeida, Guilherme Almeida, Ronaldo Cunha Lima, Vital do Rêgo Filho, Robson Dutra, Bruno Cunha Lima, Fábio Nogueira,  Walter Brito, Rômulo Gouveia, Romero Rodrigues, João Fernandes, Manoel Ludgerio, E os atuais Tovar Correia Lima, Inácio Falcão entre outros.

Vários vereadores se tornaram deputados federais: Raimundo Asfora, Ronaldo Cunha Lima, Veneziano Vital do Rêgo, Vital Filho, Agassiz Almeida, Rômulo Gouveia, Romero Rodrigues entre outros.

Outros parlamentares ocuparam ou ocupam cargos relevantes como o Ministro do TCU Vital do Rêgo.

Claro que aqui não se tem o nome de todos os ex-vereadores que ocuparam cargos importantes na política brasileira ou na esfera administrativa, mas mostra o quanto o trabalho exercido na Casa Félix Araújo prepara ou dá impulso para a carreira de seus parlamentares, o que também abre espaço para outros que caem no limbo do esquecimento e se contentam apenas com passagens apagadas, muitos parlamentares também pagam caro pelas ações no legislativo mirim e de forma injusta no ascenderam na carreira política.

Nesta atual legislatura vários são os parlamentares que irão disputar às eleições em outubro, uns com mais chances outros com menos, mas a maioria tentando trazer de volta para a Câmara de Vereadores de Campina Grande sua importância no cenário formador de políticos paraibanos. Os últimos vereadores que se elegeram para cargos maiores foram exatamente Tovar Correia Lima, Inácio Falcão e Bruno Cunha Lima que se elegeram deputados em 2014. Em 2018 os vereadores Sargento Neto, Olímpio Oliveira e Galego do Leite ficaram como suplentes para a ALPB.

Os parlamentares que já colocam seus nomes para a disputa: Anderson Pila (Deputado Federal pelo MDB), Antônio Alves Pimentel (Deputado estadual pelo PSD), Pastor Luciano Breno (Deputado estadual pelo PP), Carol Gomes (Deputada Federal pelo União Brasil), Sargento Neto (Deputado estadual pelo PL), Alexandre do Sindicato (Deputado Federal pelo União Brasil), Janduy Ferreira (Deputado estadual pelo PSDB), Dinho Papaléguas (Deputado estadual pelo PSDB), Jô Oliveira (Deputada estadual pelo PC do B), Eva Gouveia (Deputada estadual pelo PSD). Esses parlamentares foram até agora os que colocaram seus nomes para a disputa podendo aparecer mais ou haver desistência.

Outros ex-vereadores irão disputar às eleições também: Nelson Gomes Filho (Deputado estadual PSDB), Murilo Galdino (Deputado Federal pelo Republicanos) já colocaram o time em campo.

 
Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!