Paraíba perde muitos médicos para o Coronavirus

Paraíba perde muitos médicos para o Coronavirus

Paraíba já conta com uma baixa de 40 médicos no quadro de profissionais, que morreram por conta da Covid-10. A mortalidade na classe médica paraibana é superior a 0,4%. Conforme os dados divulgados pele Conselho Federal de Medicina apontam que 727médicos não resistiram ao vírus em todo o Brasil desde o início da Pandemia.

De acordo com o Sindicato dos Médicos da Paraíba, se levar em consideração os números proporcionais, a Paraíba é o terceiro estado do país em mortes, ficando atrás do Amazonas que registrou 55 mortes de médicos e do Pará com 76 óbitos desses profissionais.

Para o presidente do Sindicato, Marnio Costa, a maior urgência no momento é a vacinação para 100% dos profissionais de Saúde.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

“Eu chamo a atenção para a Paraíba que, apesar de ser o 14º estado em número de médicos habilitados, ocupa a terceira posição em número relativo e a sexta posição de número de médicos mortos pela Covid”, afirmou.

Segundo ele, embora tenha menos médicos que estados vizinhos, a exemplo de Pernambuco, Bahia, Ceará, a Paraíba Possui mais médicos mortos em número absolutos e relativos que os estados citados.

No Estado do Rio Grande Norte, o número é de óbito é de 18, no Ceará, 14 médicos e em Pernambuco, 33 médicos já morreram.

“Portanto diante desse cenário, o Sindicato dos Médicos recomenda aos profissionais médicos que exijam equipamentos de proteção individual durante o exercício da medicina, que mantenham as recomendações de distanciamento, uso de máscara, álcool em gel, enfim as recomendações que são dadas a sociedade em geral e solicita aos gestores que intensifiquem a imunização dos médicos e demais profissionais de Saúde na Paraíba em razão desses números alarmantes comparados aos demais estados do país”, atestou.