21 de outubro de 2021
recadao@pagina1pb.com.br
Mundo

Perigo maior: Índia anuncia a variante Delta Plus, ‘mais transmissível e forte’

O Ministério de Saúde da Índia anunciou, nesta terça-feira (22/6), a existência de uma nova variante do coronavírus, causador da COVID-19. Trata-se da chamada Delta Plus, uma mutação da variante do vírus chamada de Delta, que, atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), já circula em 92 países.

Segundo o Insacog, consórcio de 28 laboratórios do Ministério da Saúde e Bem-estar Familiar da Índia responsável pelo alerta, a nova cepa foi encontrada em três distritos do país. 

Segundo informações divulgadas pelo governo da Índia, o Insacog foi responsável pelo sequenciamento genômico da variante e também por informar a tempo sobre a descoberta da nova cepa.

Entre as características da Delta Plus estão: “aumento da transmissibilidade, ligação ainda mais forte dos receptores com as células do pulmão e possível redução monoclonal da resposta do anticorpo”, diz a nota. 

Ainda conforme o Ministério de Saúde da Índia, as medidas apropriadas foram tomadas pelos estados e as autoridades públicas locais foram orientadas a seguirem as medidas preventivas já adotadas no controle da pandemia, porém, de forma ainda mais incisiva. 

“Os secretários e chefes de estado foram aconselhados a tomar medidas de confinamento imediato, evitando aglomerações, promovendo testagem generalizada e rápida movimentação de vacinas nas bases prioritárias”, afirma a nota. 

As pessoas que testaram positivo para a nova cepa no país foram enviadas imediatamente para clínicas epidemiológicas para melhor atendimento. O mesmo protocolo deve ser seguido em novos casos da variante.

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!