Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Cidades

Prefeitura de Campina Grande abre 30ª Semana Mundial de Aleitamento Materno

Agosto Dourado: Prefeitura de Campina Grande abre 30ª Semana Mundial de Aleitamento Materno

Mães que mais doaram ao Banco de Leite Humano e a primeira-dama participaram da solenidade

 

A Prefeitura de Campina Grande abriu oficialmente nesta segunda-feira, 1, a 30ª Semana Mundial do Aleitamento Materno na cidade. A solenidade aconteceu no Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA).

No evento, as três maiores doadoras de leite humano foram homenageadas. Ana Cristina Doou 66 litros; Yone Costa extraiu e entregou 38 litros de leite e Luana Maria Vieira doou 30 litros. “Eu sinto uma imensa gratidão em doar muito leite, fiquei muito feliz. Eu sei que é muito importante esse leite para as crianças. É um ato de muito amor”, disse Ana Cristina.

O leite materno é o principal alimento para as crianças recém-nascidas e deve ser ofertado de forma exclusiva até os seis meses de vida, e com outros alimentos até os dois anos de idade, pois ajuda a fortalecer a imunidade da criança e a evitar várias doenças.

No evento de abertura estiveram presentes representantes de todas as maternidades de Campina Grande, além do próprio ISEA, como FAP e Clipsi. A primeira-dama do município, Juliana Figueiredo Cunha Lima, que está gestante, participou da solenidade.

“Eu, como mãe e como embaixadora nacional do programa Mães do Brasil, tenho a missão de incentivar o ato da amamentação e da doação do leite humano”, disse Juliana. A equipe técnica informou para a primeira-dama sobre a dificuldade em receber a nova caderneta da gestante, desenvolvida pelo Ministério da Saúde. Juliana, que estará em Brasília esta semana, levará a solicitação do município ao Ministério.

Também estiveram presentes o secretário de saúde de Campina Grande, médico Gilney Porto; a diretora do ISEA, médica Suelem Taís; a presidente da Comissão de Saúde e Bem-estar da Câmara Municipal, vereadora Fabiana Gomes; o vereador Frank Alves; e a presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria, médica Socorro Martins.

Até o final deste mês, várias outras ações estão sendo realizadas, dentro da programação da campanha Agosto Dourado, com palestras nas Unidades Básicas de Saúde, nas maternidades e no Banco de Leite Humano (BLH). O Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, no ISEA, auxilia as mães que apresentam dificuldade para amamentar, fazendo a extração do leite humano e também colhe doações de mulheres com leite excedente para alimentar recém-nascidos de todas as maternidades da cidade.

Codecom

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!