Prefeitura promove, nesta quarta-feira, I Encontro Municipal para discutir o autismo

Prefeitura promove, nesta quarta-feira, I Encontro Municipal para discutir o autismo

Evento é uma realização das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e STTP, com objetivo de ampliar discussão sobre o tema

“Conhecer para Incluir” é o tema do I Encontro Municipal sobre Autismo, que será realizado pela Prefeitura de Campina Grande nesta quarta-feira, 07, das 18h às 20h30, de forma remota, mas com transmissão pelo Youtube oficial da Prefeitura Municipal (/pmcgoficial) e TV Maior (Canal 11). O evento, que contará com as apresentações de Laíssa Guerreira e Brenda Pinheiro, é também uma homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado na última sexta-feira, 02 de abril.

Numa iniciativa da Secretaria de Saúde, em parceria com as Secretarias Municipais da Assistência Social (Semas), da Educação (Seduc) e STTP, o evento terá as participações do prefeito Bruno Cunha Lima e da primeira-dama e psicóloga, Juliana Figueiredo Cunha Lima. Também estarão presentes secretários municipais e especialistas nessa temática, além de representantes de entidades que atuam com a causa autista na cidade.

Entre os palestrantes estão o médico neurologista Ednaldo Marques, que vai falar sobre Conceitos do Autismo, além do advogado Gustavo Mendoza, que atua na Defesa dos Direitos da Pessoa Autista. A programação terá ainda a participação de Vânia Pinheiro (diretora do Instituto Brenda Pinheiro) e de Roberta Cavalcante, pedagoga e diretora da Associação Campinense de Pais de Autistas (ACPA). Elas vão debater sobre a realidade atual e dificuldades dos autistas atendidos pelas entidades.

Na ocasião, será ainda apresentada a atuação da Secretaria de Saúde do Município no sentido de otimizar os serviços para pessoas com deficiência, a exemplo do autismo. “É necessário debater, com todos os setores do município, para esclarecer as pessoas sobre a temática, bem como promover conscientização e inclusão de verdade”, disse o secretário de Saúde, Filipe Reul.

Conheça a programação do evento:
1º Bloco às 18h
18h – abertura do evento (Jaqueline Felipe – apresentadora)
18h10 – apresentação especial – Ballet com Brenda Pinheiro – Instituto Brenda Pinheiro e Laíssa Guerreira – Associação de Atrofia Muscular Espinhal da Paraíba – AME/PB
18h20 – abertura oficial – Prefeito Bruno Cunha Lima
18h35 – primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima – boas vindas e a importância na realização desse primeiro encontro
18h45 – Filipe Reul – Secretário de Saúde de Campina Grande – Trabalho da Secretaria no sentido de otimizar os serviços para pessoas com deficiência, a exemplo do autismo.
18h50 – Livia Sales – psicóloga e coordenadora de Saúde Mental de Campina Grande – A importância de refletir sobre as reais necessidades dos autistas, a partir de uma ampla discussão.

2º Bloco
19h – Vânia Pinheiro – diretora do Instituto Brenda Pinheiro – trazendo a realidade diária do autista, dificuldades e expectativas.
19h08 – Roberta Figueiredo – pedagoga e diretora da Associação Campinense de Pais de Autistas (ACPA) – Trabalho desenvolvido pela Associação.
Participação online.
19h15 – Joelma Martins – secretária interina/Semas – Trabalho da Semas em prol da inclusão social, a partir da  recente implantação da coordenação da pessoa com deficiência do município.
19h20 – Ednaldo Marques – neurologista – Principais conceitos sobre o autismo.
19h40 – Paula Campos – fonoaudióloga – Intervenção e tratamento – aspectos práticos.

3º Bloco
Participação online
19h55 – professora Fabíola Gaudêncio – gerente de Planejamento e Projetos da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) – Principais conquistas, desafios e políticas públicas trabalhadas pela Seduc em beneficio dos estudantes com deficiência, incluindo o autismo.
20h – Gustavo Mendoza – advogado e membro da Comissão sobre Direitos do Autista na OAB – Inclusão da pessoa com autismo
Participação online
20h15 – Dunga Júnior – superintendente da STTP – serviços realizados pela STTP, a exemplo da gratuidade no transporte público e credencial de estacionamento para pessoas com deficiência, que inclui o público autista.

Encerramento
20h20 – apresentação especial (final)
Laíssa Guerreira e Brenda Pinheiro (musical com dança, acompanhadas pelo professor Ítalo Rui Brito).
20h40 – Encerramento.

Codecom