Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Cidades

Prestação de contas: Rosália lukas faz balanço de sua passagem por Secretaria

*Campina Grande, 27 de julho de 2022*

Prezados;

  Obrigada No ano de 2017, ainda na gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues, recebemos o convite para a maior missão que até então havia surgido na nossa trajetória profissional: assumir a pasta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campina Grande. Na incumbência do cargo, atravessamos bons e difíceis momentos, como a formalização do COMTUR, fomento ao turismo e os resultados obtidos n’O Maior São João do Mundo, em 2019, e o enfrentamento da pandemia no ano seguinte.

 

  Como consequência do trabalho apresentado, em dezembro de 2020, tivemos a honra de receber a proposta para permanecer no cargo de secretária na gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, que tomaria posse dias após convite, nos possibilitando dar continuidade aos projetos que já estavam em andamento.

  Mesmo com o cenário de completa incerteza, motivado pelo aumento dos casos de covid-19 e a ampliação das restrições econômicas, conseguimos manter o diálogo com a classe produtiva, auxiliando o prefeito Bruno em decisões que impactariam de forma determinante a economia de nossa cidade. Ouvimos a classe produtiva, os especialistas em saúde e, junto ao chefe do executivo municipal, adotamos os caminhos que seriam necessários para, naquele momento, evitar o avanço da pandemia.

  Paralelamente, inspirada com o desafio de uma nova gestão que iniciara, a equipe SEDE em parceria com SEBRAE desempenhou um trabalho de excelência com a criação dos roteiros turísticos integrados “Paraíba Serras da Borborema” e “Paraíba Serra e Mar”, em parceria com a CVC, maior Operadora de Turismo da América Latina, o que elevou o setor de turismo de Campina Grande e região a outros patamares, tendo obtido espaço de destaque em feiras internacionais ligadas ao setor e em conteúdos produzidos pela imprensa ou por Influencers.

  A criatividade está no sangue do povo campinense e nada mais justo que o reconhecimento da UNESCO com o selo de Cidade Criativa, título concedido após muita dedicação e união das equipes da PMCG, instituições e setores produtivos. Durante meses estivemos debruçados a então candidatura e cada etapa vencida a responsabilidade só aumentava, mas o resultado é histórico: somos a primeira e única cidade do Brasil detentora do selo de cidade criativa em Artes Midiáticas, o que permitiu a entrada de Campina Grande no seleto grupo de apenas 12 cidades brasileiras e 295 no mundo.

  Tivemos as belíssimas imagens da decoração do Açude Velho, em dezembro de 2021 divulgada nos perfis oficiais do Ministério do Turismo, evidenciando todo o empenho desempenhado pela Prefeitura de Campina Grande para tornar o Natal Iluminado um evento turístico reconhecido. Da mesma forma, o Carnaval da Paz, que apesar da pandemia, registrou recordes de públicos e espectadores em cada um dos encontros realizados no período.

  Como deixar de citar a Retomada d’O Maior São João do Mundo e todo o trabalho de captação de voos, que resultou no aumento de 113% no fluxo de passageiros no Aeroporto João Suassuna no mês de junho de 2022, ano em que alcançamos o maior público da história da festa, com eventos por toda a cidade e turistas atraídos pela divulgação que realizamos ao longo dos últimos anos, quando fomentamos a realização de lives, participamos de capacitações e de feiras de negócios de turismo em várias regiões do Brasil e divulgamos o nosso potencial enquanto destino turístico.

  Na valorização da economia criativa, trabalhamos na construção e implantação do “Vitrine Digital”, o primeiro marketplace nascido em Campina Grande, fruto do trabalho colaborativo da Sede com os parceiros que sempre estiveram ao nosso lado e que foram fundamentais para inserir o varejo campinense no comércio eletrônico: Sebrae, Fundação Parque Tecnológico, Fecomércio, ACCG, CDL, Sindiloja e Partage Shopping.

   Desenvolvemos o projeto “Bom é na Feira”, que tem grande importância para a promoção de capacitações, cultura popular e reconhecimento dos comerciantes dos mercados públicos e da Feira Central de Campina Grande. Tudo isso através de parcerias com a iniciativa privada.

   Num outro cenário, inserimos Campina Grande como sede oficial da largada do Rally RN 1500, competição oficial do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country CBA, por meio de captação direta com os realizadores do evento, trazendo para cá pilotos de Motocross e de UTV’s de várias nacionalidades.

Poderia ainda citar aqui inúmeras outras ações, para as quais contamos com o apoio e colaboração das diversas parcerias estabelecidas ao longo de todo esse trajeto, sem as quais nada poderia ter sido efetivado. Sinduscon, Sindicampina, UEPB, UFCG, Unifacisa, Fiep é demais entidades classistas já mencionadas acima.

  No mundo atual nada mais é perene. A vida é feita de ciclos, com começo, meio e fim. Com esse pensamento, creio que é chegada a hora de dizer que o esse ciclo repleto de grandes conquistas que já fazem parte da história de Campina Grande se encerra por aqui. Ainda há desafios a serem superados, e não são poucos, mas, ao analisar o que já foi feito, chego à conclusão de que um trecho do caminho foi percorrido e um legado de gestão pública exercida de maneira técnica e colaborativa, baseada na convergência de atores do ecossistema nos princípios da ética e da transferência necessárias e inegociáveis.

   Agradeço a todos aqueles que contribuíram para que a política de valorização ao turismo, ao desenvolvimento econômico e a economia criativa saísse do papel; aos parceiros da iniciativa privada, profissionais da imprensa e gestores de outras pastas, a todos os membros da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, coordenadores, comissionados, efetivos e contratados, que incansavelmente trabalharam para fazer as coisas acontecerem; enfim, a todos que compreenderam o significado contemporâneo das parcerias e do trabalho em equipe.

Onde eu estiver, seja no setor público ou no privado, Campina Grande estará dentro de mim e o desejo de desenvolver esta cidade e sua região sempre será nutrido pelo amor que sinto por ela.

*Gratidão!*

*Rosália Borges Lucas*

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!