Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Economia

Retomada dos festejos juninos gera novas oportunidades para os pequenos negócios na Paraíba

Gestora de turismo e economia criativa do Sebrae destaca dicas para quem pretende aproveitar a data e incrementar o faturamento 

Após dois anos de distanciamento social, por conta da pandemia de Covid-19, o calor das fogueiras, o colorido das decorações e o sabor das comidas de milho voltaram a aquecer o coração do povo nordestino em 2022, com a retomada da realização das festas de São João. Além da alegria gerada pela volta dos eventos presenciais, a retomada dos festejos juninos também oferece uma série de oportunidades para os pequenos negócios, que segundo o Sebrae Paraíba devem aproveitar o período para incrementar o faturamento e conquistar novas oportunidades no mercado. 

De acordo com a gestora de turismo e economia criativa da instituição, Regina Amorim, “a festa junina é um período de grandes oportunidades, para quem quer trabalhar e empreender, em qualquer município que esteja celebrando o evento”. Segundo Regina, as oportunidades estão disponíveis em diversos segmentos, sendo a criatividade um elemento fundamental em todos eles.  

“As oportunidades na venda de alimentos e bebidas nunca são demais, desde que o serviço oferecido tenha qualidade, sabor, preço justo, segurança alimentar e que o ambiente tenha uma boa acomodação e decoração junina, para que os clientes se sintam bem acolhidos”, explicou a gestora. 

Atuando no setor de alimentação em Santa Rita, Simone Melo é uma das empreendedoras que está otimista para os festejos juninos de 2022. Trabalhando com a produção de doces e bolos, a empresária tem uma receita especial de bolo de rapadura, que por ser um ingrediente tradicional da cultura nordestina costuma fazer sucesso durante o São João.  

“O período junino é muito bom para a produção dos bolos regionais e nós fazemos esse bolo de rapadura. Ele tem um sabor típico nordestino e traz um diferencial para as festas juninas, saindo do tradicional bolo de milho e apresentando um bolo que traz inovação para os eventos”, destacou Simone, ao afirmar que espera um desempenho ainda melhor que o dos últimos dois anos, quando também produziu os bolos caseiros típicos de São João durante o período de pandemia.  

Além do setor de alimentação, outras atividades e segmentos também podem se beneficiar da retomada dos festejos juninos. De acordo com Regina Amorim, “é possível empreender com a venda ou o aluguel de roupas e acessórios juninos, bijuterias, decoração de mesas juninas, peças artesanais e souvenires”. Ainda conforme a gestora, “a moda em chita é uma oportunidade para o período e as camisetas pintadas ou customizadas com a temática junina também têm boa aceitação”.  

Criatividade – Além dos segmentos tradicionais que já fazem parte da cadeia produtiva dos festejos juninos, outros empreendedores também podem aproveitar o período para incrementar o faturamento, utilizando a criatividade. Atuando no segmento de venda de móveis, na cidade de Patos, Sertão paraibano, o empresário James de Oliveira criou um “arraial de ofertas” para atrair a atenção dos clientes.  

“No meu ramo esse costumava ser um período parado, mas nós estamos tentando mudar essa realidade. Por essa razão, nossa empresa também buscou novos caminhos, como aumentar o foco em mídias digitais e aumentar o nosso leque em descontos e promoções nesse período”, declarou o empresário.  

Ainda falando sobre a importância da criatividade, a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae também enfatizou que é possível apostar nos negócios colaborativos como um diferencial. “As lojas colaborativas podem ser uma excelente opção para unir, em um só lugar, pequenos negócios que se completam, possibilitando que os custos fixos de aluguel, energia e vendedor possam ser rateados, proporcionalmente. É possível, também, criar um passeio junino criativo em pequenas cidades do interior. Enfim, use a criatividade sem censura, saia do lugar-comum, gere uma experiência inovadora e tenha bons resultados financeiros”, concluiu Regina Amorim.  

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.  

Ideia Positiva Online

 
Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!