28 de novembro de 2021
recadao@pagina1pb.com.br
Política

Senadores pedem que plenário do STF decida sobre sabatina de André Mendonça

Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) recorreram da decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou o pedido para obrigar o presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), a agendar uma data para a sabatina do ex-ministro André Mendonça, que foi indicado para ocupar uma vaga no tribunal.

No pedido, os congressistas insistiram que cabe ao Poder Judiciário garantir que o Senado cumpra o dever de marcar a sabatina  de André Mendonça para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal.

“Deve o Poder Judiciário, pois, assegurar a observância do dever do Senado Federal de apreciar tempestivamente a indicação de Ministro da mais alta Corte do país”, dizem os parlamentares.

Eles mencionaram diversas decisões nas quais o STF determinou o avanço de matérias paradas no Congresso e lembraram que o regimento do Senado dá 20 dias úteis para a CCJ analisar proposições. “Tem-se o dever de vinculação dos representantes do povo a tais normas que disciplinam o cotidiano da atividade parlamentar”, acrescentam, acusando Alcolumbre de ignorar solenemente as regras de tramitação.

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!