Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Paraíba

SINTAB participa de encontro nacional para valorização da carreira dos profissionais do apoio

*SINTAB PARTICIPA DE ENCONTRO NACIONAL PARA VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DO APOIO*

Com o objetivo de discutir políticas públicas e estratégias sindicais, o Sintab participou do 6ª Encontro Estadual dos Funcionários Administrativos da Educação, que aconteceu entre os dias 17 e 18 de maio, em Campo Grande-MS, com o tema “Educadores na Luta pelo Direito a Formação, Valorização e Carreira”, realizado pela FETEMS. Joselito Barbosa, diretor do Sintab, foi o representante do sindicato para o evento que comemora, também, os 13 anos da Lei 12.014, que regulamentou a categoria das secretárias, vigias, merendeiras, serviços gerais e motoristas de ônibus escolares como profissionais da educação.

De um modo geral, foram tratados três assuntos nas mesas de debate: a construção dos Planos de Cargos; as consequências da Covid-19; e a luta pelo piso salarial. O primeiro ponto em destaque enfatizou que estados e municípios tem a obrigação de construírem planos de cargos ou reformulem os que já existem para que neles sejam incluídos os funcionários da educação, ao se identificar um grande déficit existente na ausência dessa categoria nos PCCR municipais e estaduais, em descumprimento a Meta 18 do Plano Nacional de Educação.

Em pauta nas mesas de debate estava a preocupação com a saúde dos funcionários da educação durante o período da pandemia, visto que eles ficaram impossibilidade de trabalhar de modo remoto. O Encontro da FETEMS trouxe relatos de servidores com sequelas da Covid-19 sentidas até hoje. São relatos de muitos profissionais que tiveram depressão e desenvolveram diversas doenças por conta da pressão que sofreram dos gestores e governantes durante esse período.

Por fim, foi tratado também a questão da luta pelo piso salarial para esses profissionais. De acordo com Joselito, com a mudança no artigo 61 da LDB, que inclui todos os que trabalham na educação como profissionais da educação, e o novo FUNDEB, que destina 70% dos recursos da educação também extensivo ao pessoal de Apoio, favorece e fortalece a luta pelo Piso Salarial a esses profissionais. No documento final do encontro ficou constado como objetivo principal a luta pela implementação do Piso Salarial.

No último dia do encontro, mais uma participação do Sintab, desta vez no Seminário de Formação Sindical e Políticas Educacionais, no município de Ivinhema-MS. Na ocasião, Barbosa falou sobre a importância de eleger representantes dos trabalhadores nas próximas eleições. “Precisamos ocupar estes espaços. Precisamos ter, de fato, representantes que entendam e defendam as pautas dos trabalhadores”, disse ele. A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) foi a entidade responsável pela organização do 6º Encontro Estadual dos(as) Funcionários(as) Administrativos da Educação. Para mais informações, entre em contato com o Sintab pelo fone (83) 3341-3178 ou através das redes sociais no Facebook e Instagram.

 
Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!