23 de julho de 2021
recadao@pagina1pb.com.br
Cidades

Vereadores participam de reunião no Gabinete do Prefeito pela regularização do Parque do Poeta

????????????????????????????????????
Foto: Josenildo Costa/CMCG

Na manhã desta terça-feira (20), o presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Marinaldo Cardoso (Republicanos) e os vereadores Saulo Noronha (SD), Alexandre Pereira (PSD), Waldeny Santana (DEM) e Luciano Breno (PP) prestigiaram o encontro, promovido pelo prefeito Bruno Cunha Lima, que reuniu representantes do Instituto Serra Bio, movimento em defesa do Parque Estadual do Poeta e Repentista Juvenal de Oliveira.

Na pauta, as discussões sobre a manutenção da Unidade de Conservação (UC) no Município e Planejamento para a remarcação da área. Bruno Cunha Lima montou uma pauta de trabalho para consolidar a agenda proposta no encontro.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

Entre os principais pontos da agenda, constam uma visita à área do Parque, preparação de uma proposta de permuta de área com o Governo do Estado para o Centro de Convenções, realização de audiências públicas, levantamento poligonal da área e entendimento com a Prefeitura de Massaranduba, que detém uma parte da unidade de preservação.

“Estamos atendendo uma demanda do Instituto Serra Bio, retomando a articulação junto ao Governo do Estado. Nos próximos dias, faremos uma visita à área do Parque, com o intuito de achar uma saída para preservar o meio ambiente e também a nossa história, visto que ali encontram-se inscrições rupestres, de grande importância”, destacou o prefeito Bruno, que esteve acompanhado, na condução da reunião, com o vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

Para Marinaldo Cardoso, “o parque guarda valores da natureza, em harmonia com a proteção integral da flora, da fauna, e das belezas naturais, rico e com intuito educacional, recreativo e científico, além de sua beleza natural, proporciona um privilegiado espaço para a prática de esporte radical”, disse.

Estiveram presentes à reunião o presidente do Instituto Serra Bio, Alexsandro Sousa, além do assessor jurídico Isaac Noronha e do conselheiro Jhonathas Rubens Lima Marinho. Os vereadores e os secretários Félix Neto e Túlio Duda (Planejamento), Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico), Gilbran Asfora (Gabinete do Prefeito), Dinho Papaléguas (Esporte, Juventude e Lazer) e Gisele Sampaio (Cultura), além do procurador-geral do Município, Aécio Melo, e do coordenador de Comunicação, Marcos Alfredo.

HISTÓRICO SOBRE A ÁREA

Ainda na gestão de Romero Rodrigues foi sancionada a Lei Municipal nº 7.720/2020, delimitando a área do Parque. O prefeito Bruno Cunha Lima, por sua vez, tem feito esforços para resolver o impasse com o Governo do Estado, para manter a área da unidade de conservação.

Em outubro de 2020, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) uma lei que desafeta a área destinada à unidade de conservação do Parque Estadual do Poeta. O local seria destinado à construção do Centro de Convenções no Município, anunciado pelo Governo da Paraíba em outubro de 2019.

No primeiro semestre, o vereador Saulo Noronha (SD) promoveu uma Audiência Pública, para discussão e consulta sobre a criação do Parque Natural Municipal Serra da Borborema, que contou com a participação de ambientalistas, professores, biólogos, promotor de justiça e vereadores.

DIVICOM/CMCG

Redação Página1 PB
Fundado em junho de 2017, o Página1 PB é um portal de notícias sediado em Campina Grande (PB), que tem compromisso com o verdadeiro jornalismo. Afinal, o Jornalismo mudou. Mas a verdade não!